sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Marcha pelo Estado Laico em BH


A Marcha Pelo Estado Laico acontecerá em BH no dia 17 de setembro de 2011. A concentração está marcada para as 14h na Praça Afonso Arinos (av. Augusto de Lima com av. Álvares Cabral), com caminhada em direção à Praça da Liberdade. 

Mas afinal, o que é Estado Laico?
Estado Laico - ou Estado secular - é um Estado que não sofre, efetivamente, interferência religiosa no cumprimento de sua Constituição. Isso não significa, entretanto, que seja um Estado sem religião ou ateu, pois o que o laicismo propõe é garantir a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando sérios conflitos ao impedir que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas de âmbito nacional.

A importância do Estado Laico, sobretudo no que diz respeito aos direitos LGBT, reside no fato de que a intervenção de bancadas religiosas no sistema legislativo é uma das principais causas da marginalização de direitos das minorias sexuais. Temas fundamentais como liberdade sexual, aborto, adoção por casais LGBTs, dentre inúmeros outros, são subjugados ou deixados fora de discussão graças à interferência de preceitos religiosos nas questões estatais.

Quem defende o Estado Secular luta por nada mais que a promoção da igualdade e o incentivo ao respeito mútuo para beneficio de todos, que tecnicamente já são garantidos pela Constituição brasileira. O Brasil se declara um Estado laico, mas será que na prática isso realmente acontece?

Informe-se mais sobre o laicismo através dos sites:
- http://marchaestadolaico.wordpress.com/
- http://marchaestadolaicobh.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.