sábado, 18 de junho de 2011

O Cristo erótico




Duas pinturas estão causando polêmica no mundo da arte. Numa, um soldado romano chicoteia Jesus, ao mesmo tempo em que acaricia seus genitais.

Em outra, chamada “A Última Ceia de Leonardo restaurada por Pier Paolo Pasolini”, apóstolos deitados na mesa se masturbam.

Os quadros fazem parte da “Religião, Carne e Poder”, retrospectiva da obra do pintor austríaco Alfred Hrdlicka.

Hrdlicka vem recebendo duras críticas de blogs de religiosos não só da Áustria, mas também da Alemanha e Estados Unidos. Eles consideram a obra do artista “blasfêmia e sacrílega”.

Comunista e ateu, Hrdlicka, 80 anos, diz, com boa dose de ironia, que “a Bíblia é o livro mais emocionante que nunca leu e que o imaginário religioso é uma parte central de seu trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.