terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Neopentecostalismo: Evangelho medieval

images

O Vaticano, sede da Igreja Romana, é local atribuído ao túmulo do Apóstolo Pedro. Diz à história que Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo, ao seu próprio pedido, por não ser digno de morrer mesma morte de Jesus, e seus restos mortais sepultados a 150 metros do lugar de sua crucificação, na região chamada Colina do Vaticano.

Com a conversão de Constantino ao cristianismo, este ordenou que fosse construída uma basílica no antigo templo simples, que se havia levantado sobre o túmulo de Pedro, entre os anos de 326 e 333 da Era Cristã, esta ordem foi dada, e fundou-se a antiga Basílica de São Pedro, que com a construção da nova, dessa nada restou.

Um problema surge, então, na Idade Média, o Papa Nicolau V (1447 - 1455) decidiu construir uma nova, pomposa, grandiosa, basílica que refletisse toda a magnitude do Sacro Império Romano-Germânico. O papa Julío II (1503-1513) derrubou toda a antiga basílica de São Pedro e um novo projeto, renascentista, foi desenhado, mas para a grandeza monumental se exigia dinheiro, e no pontificado de Leão X (1513-1521), a Igreja resolveu angariar fundos, e o método foi juntar a propaganda às exigências da fé e da teologia.

Leão X não era sacerdote, quando foi ordenado cardeal e, sem sê-lo, assentou-se no colégio cardinalício da Sé. Era ele um Medici, e sua família sempre almejou um cargo eclesiástico, tanto, que Leão X foi feito cardeal aos 07 anos de idade. Em 09 de março de 1513, quando foi eleito papa, não assumiu de pronto o pontificado, pois somente no dia 15 de março do mesmo ano foi ordenado sacerdote…

 

Clique aqui para continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.