terça-feira, 31 de março de 2009

Exemplo luso


Portugal deve ganhar abrigos para jovens gays com problemas em casa.



O Instituto da Segurança Social de Portugal anunciou apoio à criação de casas de abrigo para jovens LGBTs expulsos de casa pelos próprios pais ou que vivem em situação de risco no ambiente doméstico em decorrência da orientação sexual. A iniciativa deverá ser resultado de uma parceria público-privada como uma das estratégias para combater a violência física e psicológica sofrida por jovens homossexuais dentro das próprias casas.

De acordo com Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social, o poder público não tem capacidade de criar respostas sobre esta realidade, mas pode apoiar instituições particulares de solidariedade social que se propuserem a trabalhar com esses casos. "É o mesmo que acontece com entidades de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica", disse Martinho.

De acordo com a Rede Ex aequo, associação que representa LGBTs de Portugal com idades entre 16 e 30 anos, o número de jovens agredidos em casa e que pedem ajuda à entidade só cresce. "Estes jovens entram num profundo estado de isolamento. É que se há pais violentos, que os agridem e os expulsam de casa, há depois todo um controle que vai desde vasculhar o celular até levar os filhos à escola, não lhe permitindo o seu espaço individual", disse Rita Paulos, porta-voz da Rede Ex aequo. De acordo com pesquisa feita pela associação, apenas 17,6% dos jovens disseram que seus pais lidam com a homossexualidade numa boa.


Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.