quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

União Europeia: asilo por orientação sexual é legítimo

A Comissão Europeia afirmou que a perseguição motivada por orientação sexual é um legítimo fato para se justificar um pedido de asilo. A questão foi levantada após um iraniano gay (nome não divulgado) ter o seu pedido rejeitado em Chipre.

Durante o encontro dos países, foi declarado também que existe "uma obrigação dos Estados Membros (União Européia) a conceder asilo às pessoas que, por conta de seu orientação sexual/etnia/religião, corram risco de vida em seu país".

Foi relatado também o caso de Medhi Kazemi e Bagherian, ambos gays e naturais do Irã - onde a homossexualidade é condenada com o enforcamento. Os membros da comissão disseram que eles só conseguiram asilo após inúmeras organizações se mobilizarem em prol dos envolvidos. Caso contrário, ainda estariam no Irã. Medhi conseguiu asilo no Chipre e Bagherian conseguiu residência no Reino Unido.

Fonte A capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.