sábado, 24 de janeiro de 2009

Renascer pedia dinheiro para reforma de templo que não aconteceu

Renascer fez "desafio" para fiéis doarem dinheiro para reforma de sede que ruiu

RICARDO FELTRIN
Secretário de Redação da Folha Online

Entre 2006 e 2007, pastores da Igreja Renascer lançaram o "desafio para a reforma da sede". Durante meses, o dinheiro foi arrecadado entre fiéis e depositado em um envelope colorido. A cor do envelope significava que o dinheiro doado seria direcionado à reforma do imóvel. Porém, as obras prometidas nunca ocorreram. Apenas consertos e pintura externa.

Durante meses dinheiro foi arrecadado entre fiéis. Foram pintados fachada e alguns locais internos. O conserto no telhado foi provisório, não houve a substituição da estrutura. A igreja não revela quanto foi arrecadado nesse "desafio".

"Desafio" é o nome que Renascer dá para a arrecadação de fundos, entre fiéis, para realizar determinados projetos. O "desafio" do fiel é ele assumir que vai colaborar com "X" reais mensais por um determinado período. A realização, o cumprimento do desafio tem uma contrapartida: ao se propor ao desafio o fiel tem direito a alguma dádiva. Uma vitória, uma obtenção espiritual ou material. Daí um dos mantras da igreja, que faz uso da chamada teologia da prosperidade: "Deus é Fiel". Para a teologia da prosperidade, Deus não deixa jamais de cumprir o que promete. E você deve fazer o mesmo.

Entre outros, foram feitos "desafios" para a construção da torre de TV da Rede Gospel, para a gravação de CDs e DVDs e para outros gastos não divulgados publicamente.

Pastores e fiéis já vinham alertando sobre problemas no teto do templo. Quando chovia o local apresentava vazamentos volumosos. O local em que mais caía água, segundo a Folha Online apurou, ficava bem em frente ao palco. É exatamente o local em que, aparentemente, pelo vídeo, o teto cai primeiro.

O teto da igreja no Cambuci, em São Paulo, desabou no último domingo (18), provocando as mortes de nove pessoas e deixando mais de cem feridos.

Um comentário:

  1. Deve ter sido obra do demônio, pois os ditos cristãos dão tanto valor a ele. Tudo que há de errado e ruim é obra dele. Quem tem fé em Deus não pode ter medo do capeta, afinal ele é cria de Deus.

    ResponderExcluir

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.