quinta-feira, 22 de abril de 2004


Resolução sobre Orientação Sexual e Direitos Humanos foi postergada para 2005

No dia 15 de abril a Comissão de Direitos Humanos da ONU (UNCHR) decidiu por consenso adiar a Resolução Brasileira sobre ‘’Orientação Sexual e Direitos Humanos’’ para a próxima sessão em 2005. O texto, apresentado pelo Brasil na sessão do ano passado já havia sido postergado. Se votado, seria a primeira Resolução da ONU a mencionar Orientação Sexual e condenar a discriminação neste campo da violação dos direitos humanos.

O embaixador Mike Smith, presidente desta 60ª sessão observou que nao havia nenhuma objeção nem oposição ao pedido brasileiro de 31 de março para adiar a consulta do projeto de Resolução. Não houveram votos nem debates por parte da Assembléia. As preocupações eram grandes, ao ponto de que a Resolução pudesse ter sido derrotada ou retirada da agenda da ONU.

Grande coalisão de ativistas Gay, Lesbicas, Bissexuais e Transgêneros presente na ONU como nunca visto antes

Pela primeira vez na historia, uma grande coalisão de ativistas Gay, Lesbicas, Bissexuais e Transgêneros patrocinada pela ILGA e outras organizações internacionais está nas Nações Unidas para dialogar com delegações nacionais e assegurar que as vozes da comunidade GLBT sejam ouvidas. Esta postergação dá aos ativistas outro ano para se preparar e lutar contra as forças contrárias a Resolução. A petição de ILGA que recolheu 45.000 assinaturas até a data de hoje a favor da Resolução, permanecerá aberta até a próxima sessão da Comissão de Direitos Humanos da ONU (UNCHR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1-Este blog aceita comentários que sejam específicos, ou em diálogo com as postagens correspondentes, conteúdo fora do contexto da mensagem correspondente poderá não ser publicado.

2- São vedados comentários com conteúdo de pregação ou proselitismos de doutrinas específicas de igrejas cristãs, ou qualquer outra religião,salvo quando estes se referirem à crítica de uma postagem principal em concordância ou discordância da mesma, devidamente fundamentados.

3-Conforme art. 5º, IV da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

4-Todo conteúdo dos comentários será avaliado, sendo reservado o direito de não serem publicados, os comentários, caso seus fundamentos sejam ofensivos ou desrespeitem o direito dos homossexuais.